terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Encerramento

Meninas,
Em primeiro lugar gostaria de pedir perdão por ter escrito o post "Desenvolvimento Cultural". Agora tenho certeza que tal post foi fruto de um dia deprimido, que deu voz a sentimentos negativos exacerbados. Gerou consequencias, mal-entendidos. Me senti mal e envergonhada pela minha ação.
Até hoje não sei por que o escrevi. Nunca havia feito nada parecido, tão agressivo... podem perguntar pro Tiago, que é a pessoa que me conhece. À priore, ao escrevê-lo achava que estava ajudando as mulheres que encontram dificuldades em cuidar de seus filhos recém-nascidos. Mas não. Foi vaidade. O post não tinha propósito. Foi feito para materializar o meu estado daquele dia... eu estava mal. E eu cedi, cedi às tentações do inimigo. 
Já orei pedindo perdão a Deus e agora, peço a vocês. Gosto muito de vocês, tenho carinho por cada uma, e não quero magoá-las, prejudicar o relacionamento. São pessoas que me acolheram, que sentem alegria por nós, nossa família.
Peço que me perdoem.
E encerro o blog aqui. Não somente por esse episódio do post, mas porque a UnB está exigindo bastante tempo. Toda semana me organizo para cumprir as tarefas a fim de não prejudicar as minhas filhas, o tempo que na verdade é delas, somente delas. Claro que me dedico ao Tiago também, mas estamos numa fase de priorizar nossas meninas por causa da demanda de tarefas (não que a gente não as priorize, mas fazemos os nossos deveres e já corremos pra elas).

Abraço!
Camila

sábado, 17 de novembro de 2012

armadilhas do "face"

Estava lendo sobre sociologia e achei um material muito bom num blog chamado Elezea. O conteúdo era sobre comunidades virtuais como o Facebook.
Então... eu não tenho facebook, mas o Tiago sim. De vez em quando, ele me mostra algum assunto que está repercutindo entre os usuários ou estudo científico que publicaram.
Claro que o momento de uso do facebook do Tiago rende algumas visitas em perfis de outras pessoas. Geralmente, vejo fotos de primas minhas que estão grávidas e que tiveram bebê a pouco tempo. Mas logo na primeira página do facebook, aparece as atualizações do pessoal. Acabo vendo também. 
Vejo a foto, mas também vejo os comentários. E, às vezes, me sinto mal. Me sinto mal porque sei que aquela pessoa que comentou a foto de fulano, não é tão carinhosa quanto o seu comentário. Não se empolga tanto com o fulano presencialmente. Então, por que tantos pontos de exclamação?
Alguém escreve um comentário que não "combina" com o que a pessoa é de verdade, ao vivo e a cores. Daí, você pensa: "Fulano escreveu isso por que? Ele não é assim. Não entendi qual é a dele."
Sentimento de indignação. E também de impotência. Sim, porque você não vai responder o comentário: "Fulano, não sei o que você quer dizer com o que escreveu, mas lembre-se que quando nos encontramos você não conversa comigo direito, não me procura para compartilharmos ideias (família, estudo, casa, trabalho), nem acha válido em sentar um pouco comigo."
Acontece também outros fatos seríssimos. A pessoa "X" posta uma foto de um momento que a seu ver foi muito legal. Então, se essa pessoa não receber um número significativo de "curtir" ela não ficará satisfeita e acabará achando que aquela foto não é tão legal quanto pensou, ou, ainda, que aquele momento que viveu não foi tão importante quanto sentiu. Pode ser que essa pessoa sinta até vergonha por ter postado uma foto que não recebeu tantos "curtir" e/ou comentários. E, por fim, a pessoa "X" tenderá a se sentir triste por: 
  • as pessoas não me acham interessante;
  • as pessoas não tem vontade de se relacionar comigo;
  • sou uma pessoa chata.
Ou seja, a pessoa "X" atribui o valor do momento que foi registrado por foto e postado por ela a vários "curtir" e comentários. Acabará supondo que aquele momento que viveu e que achou muito bom foi bobagem porque não recebeu admirações, elogios infinitos, exclamações mil.
Outro fator e, talvez, o mais comum: fotos, fotos, fotos, frases, frases, frases. Pessoas postam fotos e frases loucamente. Querem que as outras deem a elas uma espécie de famosidade. Querem brilhar e mostrar o quão autênticos e engraçados são: desde pratos de comidas exóticas, passando por bens materiais, até acrobacias. Aí, provocam naquelas que comentaram e naquelas que não deixaram seus comentários, mas que viram a foto ou frase da vez: inveja, ciúmes, raiva, sentimento deprimido, queda de auto-estima.
Por fim, o assédio. Algumas pessoas usuárias de facebook criam dependência por outras. Visitam inúmeras vezes o perfil de outros usuários para checar se houve alguma atualização. Se não, reveem fotos que foram postadas há algum tempo, comentários antigos. Mas os sentimentos envolvidos nessas visitações percorrem àqueles já citados: inveja, ciúmes, raiva. Talvez alto nível de curiosidade. Desenvolve-se, então, o vício. Vício de querer sentir tais sentimentos, de saber que sentirá, mas quer sentir. Esse tipo de curiosidade move sentimentos ruins. E pessoas os alimentam pelo simples fato de checar atualizações, de querer saber se houve novas publicações de fulano.
Gostar de sentir sentimentos ruins? Não sei. De sofrer por que fulano está lindamente alegre? Não sei. Mas há. Existe. Acontece.
O próprio nome já diz: diário. Pessoas estão levando muito a sério a meta do facebook: escreva o seu diário, mas publique-o incessantemente. 
Por que? Por que o ser humano muitas vezes busca se socializar de forma tão ruim? Por que usar de fotos e frases para se enaltecer a custas de "curtir" e comentários? Por que essa vontade descabida de elogios (que  referem-se muitas vezes ao físico, material) sem fim (ex: Como você está lindo!; Que magrinha!; O seu sapato é maravilhoso!)? Por que extrapolar o saudável e/ou sensurá-lo? Por que provocar negativamente?
Não gosto de viver individualmente. Cada um vive do seu jeito, faz o que quer, educa filhos como quer. Porque eu e meus filhos estamos vivendo com outras pessoas e, justamente por isso, gostaria que essas pessoas procurassem compartilhar de ideias comigo a fim de que juntos alcancemos qualidade de vida, que se estenderão aos nossos filhos. Ou melhor, se compartilharmos, os resultados produzidos serão aproveitados vivencialmente pelos nossos filhos. 
Eu fico triste quando vejo pais que educam como quer, "cada um cuida do seu". Porque amanhã o meu filho vai se relacionar com o filho desses pais seja na universidade, no trabalho, mas eu não saberei como será esse filho criado "cada um cuida do seu" porque nós, pais, não compartilhamos. Como será o futuro se o presente é tão egoísta, auto-suficiente? Como anunciaremos o evangelho se nem criação de filhos compartilhamos uns com os outros? Esse assunto deveria ser discutido de forma prazerosa, mas está cada vez mais sendo guardado a sete chaves.
Sociologia vai longe...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Paternidade

O Tiago trabalha muito, o dia todo. E mesmo tendo dificuldades com tempo, exerce a paternidade com a vontade de alcançar a maternidade. Não gera, não amamenta... mas queria. É fantástico. É o lúdico da minha casa. E não troco por nada.

Graças a Deus somos dois.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Desenvolvimento cultural

Estava lendo sobre resguardo quando me deparei com um comentário de uma mulher não grávida. A mesma mulher questionou o resguardo com a seguinte pergunta: "Isso existe mesmo ou é coisa de avó?". Pois eu respondo em bom tom: existe mesmo, não é frescura e não deve ser negligenciado.
São 40 dias, 6 semanas, para que o trabalho de involução uterina (fechamento do útero) aconteça. Afinal, foram 9 meses crescendo!
E se dentro desses 40 dias a puérpera fizer algo de mais forçado, o sangramento que já estava de cor marrom, volte a ficar vermelho vivo. É o corpo alertando sobre a necessidade de repousar. Portanto, mesmo que estejamos nos sentindo ótimas, com energia, devemos respeitar o resguardo. Nossas avós tem razão. O corpo é o mesmo, apenas acrescente a modernidade. 
Falando em puerpério...
Fui a aula ontem, com minhas duas bonecas, e assistimos a um documentário sobre desenvolvimento cultural. Tivemos que observar diferenças e semelhanças de 4 grávidas, de 4 países diferentes, e seus bebês ainda na barriga, partos e vida das crianças até o primeiro ano completo. Os países: Japão, Estados Unidos, Namíbia e Mongólia. 
Quanta diferença! Comportamento das gestantes durante o últimos mês; rituais para parir; puerpério e cuidados com recém-nascido. Mas dá pra afirmar que uma cultura é mais desenvolvida que outra? São centenas de anos vivendo de uma certa forma escolhida por possuírem tais recursos, tais territórios, tais resistências imunológicas. E por que o país "X" não recorre a tecnologia do país "Y" para que a competência linguística das suas crianças seja melhor desenvolvida? Porque é cultura. É tradição. É desconstruir para construir para um estado melhor? Não sabemos no que uma adoção de tecnologia implicaria. Os nossos indígenas consideraram-se menos "culturais" que os portugueses, e, os portugueses, mais "culturais". O resultado foi morte e reinado, respectivamente.
Semelhança: todas as mães conversam com seus filhos. Ou melhor, todas as mães tem linguagem maternal e usam-na com seus filhos.
A nossa cultura, ocidental, é de celebração. Celebramos a gravidez, o recém-nascido, o primeiro sorriso, a primeira papinha, as primeiras palminhas, os primeiros passinhos. Mas e a mulher puérpera? Celebramos?
Entendemos celebrar também como cuidado.
Quando se está grávida são paparicos, mimos, filas preferenciais, cafés da manhã, almoços e lanches ao gosto da gestante. É legal. Claro que é. É preciso? Demais. Pelo bem dos bebês que estão sendo gerados. A nossa sociedade, a nossa cultura trata bem as gestantes. Mas e a mulher puérpera? É cuidada?
As mulheres puérperas são mulheres que deram à luz recentemente, com um bebê recém-nascido, com os peitos cheios de leite, muitas vezes de pijama, muitas horas de sono acumuladas e com sangramento pós parto. 
Então, pessoas vão até suas casas para especular sobre o bebê, checar a sua barriga: voltou ou não?, comer o lanche, ficar ofendida se você pedir para lavar as mãos antes de pegar o bebê (quando pedem para pegar o bebê) ou se pedir para vir outra hora, porque você não conseguiu repousar durante o dia. Ou ainda, pedir pra vir outra hora, já que a visita acabou de sair de uma gripe ou resfriado.
Perguntam se o bebê dorme e se tem cólicas. Se o recém-nascido tem irmão, perguntam se o irmão tem ciúmes. Mas não perguntam se a puérpera está se recuperando do parto. Aliás, quando se passou por uma cesariana, muitas pessoas supõe (ou até te cobram) que no dia seguinte você deveria estar virando cambalhota. Deveria? Afinal de contas, estamos no modernismo. Ou seja, anula-se a mãe.
Seria muito bom se as pessoas oferecessem a ajuda de que os pais (que acabaram de ter bebê) realmente precisam, e, entendessem que, por mais inexperiente que sejam, são eles quem melhor sabem cuidar do bebê. E ainda, que respeitem a mulher que é a fonte para o seu filho, física e emocional.
Seria muito bom se as pessoas "doidas pra pegar o bebê no colo", se oferecessem pra lavar a louça, levar algum lanche carinhosamente preparado, ler um livro para seu filho mais velho. E não deixar um presentinho, a mãe exausta e o bebê recém-nascido super agitado.
As pessoas deveriam se compadecer. Não deveriam falar e agir só porque querem, porque deu vontade... a fim de atenderem à elas mesmas. Ter uma mulher puérpera por perto é uma ótima oportunidade de correr atrás da cidadania e exercê-la. Cuidar da mulher puérpera é cuidar do bebê. Desenvolvemos, então, a cultura de visitar para ajudar e não para especular.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

50 dias

Sabe aquele livro famoso que anda agitando a vida da mulherada: "50 tons de cinza"??? Então, aqui em casa é 50 também... mas 50 tons de rosa!!! hahaha Ahhh... a piada foi boa! hehehe
Nossa! Há 50 dias a minha morena nasceu! E como tem sido bom! Somos gratos a Deus pela nossa prole, nossas meninas. Manu é linda! Muito doce! Cresceu bastante! Tadinha, está cheia de brotoejas pelo calor. E com uma gripe insistente. Deus abençoe a saúde dela, que Ele a cure. Peço que orem para que essa gripe acabe.

Dedico o nascimento da Manuela a Deus, autor da vida. Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos. A Ele seja a Glória deste e de cada nascimento.
À Carolina, que me fez mãe. Carolina me mostrou que sou capaz de gestar, alimentar e criar meus filhos, e me fez ter vontade de ser mãe mais vezes. Com sua força, transformou meu corpo e meu coração.
Ao meu marido, que caminhou ao meu lado ao longo das minhas gestações e do nascimento das nossas filhas. Com o seu amor, pude ganhar total confiança nas escolhas que, juntos, fizemos para a nossa família. O nascimento da Manuela é fruto do amor, do carinho e da compreensão que temos um pelo outro.

Carol é super amiga da Manu. Cuida, brinca, faz carinho, beija e (quase) rola! É demais ver a relação linda que as duas estão construindo. Babo muito!!!
Nós, papais, temos sentido mais cansaço... mas estamos nos esforçando pra termos mais disciplina na nossa rotina (casa, estudo, trabalho, casamento) a fim de que esse cansaço diminua a cada dia e não interfira na infância das meninas. 
Tenho, preciso voltar a estudar, pra me formar ano que vem. Meu coração arde só de pensar... mas vou. Vou ser mãe-estudante, que leva neném pra faculdade... pelo menos a Manu, que mama. Nos dias que minha mãe estiver de folga no trabalho, vou levar a Carol também. Deus abençoe!
Em 2014 vai ter o concurso da Secretaria da Educação. Vou fazer. Se Deus quiser, passar e ajudar a construir a nossa casa. São planos...  Não sei se eu vou conseguir me formar ano que vem, não sei se eu vou passar no concurso... mas estou tranquila e decidida a tentar. Enquanto isso, cuido dos meus amores, cuido das minhas bonecas.
Ainda não comecei a tomar anticoncepcional. Não quero! Estou sem coragem. Mas a próxima gravidez não poderá vir tão depressa quanto a gravidez da Manu, por causa dos estudos que preciso adiantar. É assim que organizamos, mas é Deus quem sabe todas as coisas. Estamos super tranquilos e descansados nEle. Se vier um bebê, ficaremos infinitamente felizes, novamente nas nuvens!
Tenho que consultar com o Sasaki, daí vou perguntar qual o anticoncepcional que menos traz efeitos colaterais. Deus abençoe!

Muito do que escrevi aqui, neste post, é inspirado em minhas últimas leituras. A jornalista Lia tem me mostrado muitas coisas novas sobre a maternidade. Reflito e aprendo muito. Tenho percebido o quanto de asneiras falei, pensei, defendi desde o nascimento da Carol - complete como quiser: corpo durante e pós gravidez, educação de filho, rotina, identidade, consumo. E a partir de agora, este blog vai dar voz para assuntos da infância, já que também é a minha missão como futura professora. Vou buscar, ler, aprender e compartilhar aqui para quem quiser, ler e discutir. Estou com sede desse saber.

1 semana de vida
Irmã mais velha! Lendo pra Manu

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

UHUUULLL!!!

A MINHA MÃE FOI CONVOCADA!!! 
Hoje a notícia foi publicada no diário oficial. O nome da minha mãe estava lá!!! Glória a Deus!!! Obrigada, Senhor por ter nos dado a alegria dessa notícia, de viver tudo isso! 
Ela e meu pai vieram para o nascimento da Manu, mas, agora, vão ficar DEFINITIVAMENTE! Olhem só! Que maravilha! É benção de Deus! Bom demais! Esse mês de setembro tá cheio de coisa boa! hehe
Mas eu acho que meus pais vão ter que ir pra Londrina pra resolver as pendências que ficaram por lá: trabalho da minha mãe em Londrina, faculdade do meu irmão, alugar/vender a casa... e outras coisitas mais.
Deus abençoe! 
Tô tããão feliz!!! Parece brincadeira... Mas não é não! hehehe Esperamos no Senhor e olha o milagre dEle!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Falta pouco!

Ih! Tô atrasada! Comecei a lavar as roupinhas no final de semana que acabou de passar. Ontem passei aquelas que já secaram... Hoje tem mais um pouquinho esperando por mim. É muito bom!
Mas tem várias coisitas que ainda preciso fazer. E agora, com 37 semanas, comecei a inchar... Então, tenho que parar mais vezes pra pôr as pernas pra cima. Mesmo devagarinho, acho que vai dar tempo de deixar tudo pronto a tempo da Manu nascer! Deus te abençoe, filha!
Ai! Ontem, também, a Carol falou pela primeira vez o nome da Manu... na verdade, "Mamú". hehe Tão bonitinho! Quase capotei de tanta emoção!
Tentei filmar, mas não consegui... ela se distraiu com um brinquedo e não falou mais. Vou tentar de novo mais tarde...
.
Domingo foi o chá da Manu. Adorei! Foi organizado pela titia Márcia. Passamos o domingo juntos e ainda, tiramos bastante fotos com a Eliza!
Muiiito obrigada aos titios Flávio e Márcia que organizaram o chá, ao Marcos e Jane que nos recebeu em sua casa, aos amigos que estiveram lá junto com a gente e a fotógrafa Eliza, super gente boa!
Família
36 semanas e 5 dias
Tiago brincando com o meu umbigo. Que agonia! hehe
Minhas meninas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

10/09/2012

Se Deus quiser é nessa data que a minha segunda menininha vai nascer. Deus abençoe!
Fomos no médico hoje pra falarmos da reta final: hospital, parto, exames finais. Daí, perguntamos se o parto poderia ser marcado pro dia 03 ou 04 de setembro. Mas o médico não deixou. Disse que era cedo, que poderia esperar mais... a partir do dia 09. Discutimos umas três vezes sobre isso com ele. E chegamos ao dia 10. Quanto ao hospital, se Deus quiser, vai ser no Santa Luzia. Estávamos entre Santa Luzia e JK (o Hospital Brasília não tem mais maternidade), perguntamos os prós e contras de cada um... conversamos, conversamos, conversamos e, no final das contas, nós três preferimos o Santa Luzia.
Saí de lá nervosa... não irritada, nervosismo de ansiedade. Com medo. Até agora não tinha internalizado o parto. Sentia que faltava muito tempo ainda... mas não! Já estamos no final da gravidez. Daqui a pouco a Manu nasce! Deus abençoe e cuide de você, filha! Que o Senhor te dê muita saúde e um nascimento tranquilo, cheio de paz.
Preciso lavar as roupinhas, ir atrás do que falta, organizar o quartinho e arrumar as malas. Minha mãe chegou hoje! Vou poder fazer essas coisas com calma. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

34 semanas e 6 dias + Desobediência

Daqui a pouco a Manu vai estar com a gente, do lado de fora! Deus abençoe! Que o Senhor conduza as pessoas que vão estar envolvidos no parto, que sejam responsáveis e tenham calma. Que ela nasça muito saudável e com muita vontade de mamar e ficar grudadinha na mamãe.
Ontem, o Tiago ia tocar no culto à noite. Daí, como ele estava ensaiando, resolvi ir atrás das luvinhas, toucas e aqueles sapatinhos de lã... era pra ser coisa rápida. A minha intenção era voltar pra assistir ao culto. Fui com a Carol.
Nossa! Deu tudo errado! No final das contas, não consegui pagar o estacionamento, porque não consegui sacar o dinheiro em nenhum caixa eletrônico. O responsável pelo estacionamento do shopping não me ofereceu nenhuma alternativa pra resolver o problema. Resultado: fiquei quase 3 horas esperando o Tiago sair do culto pra se encontrar comigo e me ajudar a desenrolar o episódio. O Flávio quem deu carona pra ele. 
Quando o Tiago chegou, não acreditou que o tal funcionário me deixou plantada no banquinho, grávida e com a Carol, que ainda é de colo. E o pior: viu toda a dificultade que eu estava passando, virou a cara e abandonou o balcão de concierge.
Sabe quem resolveu esse problema? O segurança do shopping, que liberou o cartão pra gente poder ir embora. Gente, o funcionário responsável pelo estacionamento poderia ter feito isso! Mas não! Precisou do segurança, que não tem nada a ver com estacionamento, pra ajudar a gente.
Fiz reclamação por escrito e vão entrar em contato comigo. Enquanto eu estava escrevendo, o "beleza" passou por lá... pra ver o que a gente estava falando dele. Nem entrou na sala pra conversar, só ficou escutando "atrás da porta".
Nossa! E olha que antes de decidir se ia ou não, ouvi Deus me falando: "É melhor ir outro dia. Fica pro culto. A Carol gosta. Você pode esperar a sua mãe chegar... assim ela pode ajudar segurando a Carol no colo, dirigindo. E ainda, vocês vão fazer compania uma a outra e aproveitar o passeio."
Não é brincadeira! Desobedeci e olha no que deu! Poderia mesmo ter esperado minha mãe chegar... teria sido melhor aproveitado e não teria causado essa confusão toda... expondo riscos às meninas.
Aprendi a lição.

Dia dos pais! O papai mais lindo, cheiroso, dedicado e trabalhador do mundo!!! Continue sendo assim, amor! Você é perfeito! Nós te amamos!!! Deus te abençoe!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

1 ano!

Hoje o meu amor ruivo completa o seu primeiro ano de vida. Glória a Deus! Durante todo esse tempo Ele esteve com a gente, nos dizendo como cuidar, como agir, como fazer, quando sentiamos insegurança, medo.
E hoje, quando acordei e vi minha menininha me esperando, o que eu fiz foi abraça-la e dizer: "Parabéns! Deus te abençoe! Eu te amo!".
E como eu a amo!!! Passei o dia todo lembrando do seu nascimento, do seu calorzinho que senti pela primeira vez quando o médico a trouxe pra eu ver. Chorei, chorei, chorei... 
O jeitinho dela, os olhinhos de alegria quando encontram os papais, as expressões no rostinho, o chorinho, o som das palavrinhas (que deixam a gente sem fôlego de tão emocinados!), a voz de bebê, as mãozinhas e seus gestos... Ai... Ela é a nossa vidinha!
Pensei nas coisas que eu poderia ter feito diferente. Nos dias em que eu não estive 100%. Nas broncas que eu deveria ter evitado. Ai... meu coração. 
Peço a Deus que direcione os nossos passos na educação cristã e social da Carol, que nos dê energia e ânimo para sermos integralmente presente... tanto fisicamente quanto emocionalmente. Que Ele nos ajude a sermos bons pais e exemplos na vida da Carolina (e da Manuela também).
Deus te abençoe, filha! Que você seja uma mulher virtuosa, serva do Senhor! Que você exalte o nome dEle em todo o tempo e que pessoas espalhadas pelo mundo ouçam e sintam o amor de Deus por meio do seu testemunho, da sua vida.
De presente, ela ganhou mais um dentinho! Eeeeeeee!!!! Mas ainda não tirei foto... 
Hoje desci com ela e andou de motoca, engatinhou no chão livre e brincou na torneira (eu queria lavar as mãozinhas dela, mas acabou em bagunça!).
"Àcu" (água)

Apontando e falando "lua"

Birrinha
Bagunça!!!

No final ficou só de fralda. Estava toda molhada!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Preparativos!

Nessa semana, estamos indo atrás das coisinhas para a festa de aniversário da Carolina. Ontem e hoje fomos até Taguatinga comprar descartáveis e doces. Como não posso mais dirigir, o Tiago está usando o horário de almoço pra me acompanhar. Então, estamos indo a prestação! hehe Amanhã é a nossa última ida!
Hoje levamos a Carol (ontem não deu pra levar, porque ela dormiu bem na hora de sairmos... daí, deixei com a Marilda). Nossa, como ela gosta de muvuca! hehe Sorri e faz festa pra tudo!
Ela está uma graça! De manhã, vamos pro tapetinho brincar. Brinca, brinca, brinca! É massa! A maioria das vezes, ela começa brincando de fazer comidinha. Pega o garfinho - que ela ama! - e dá a comidinha pra boneca dela, que se chama Manu. Faz até o barulho da mastigação: "Nham nham nham". 
Num dos momentos da brincadeira, faço um teatro com uns dedoches de animais que eu tenho. São: elefante, lhama, tartaruga, coelho e macaco. Mas hoje aconteceu uma coisa diferente. Na hora que introduzi o macaco no teatro, a Carol falou: "caco". E repetia toda vez que o macaco entrava em cena. Achei tão legal! 
A gente brinca também com outros bichos. Leão ela faz "arghhh"; zebra ela faz o barulho da cavalgada: "pocotó"; pra girafa, ela estica o pescoço... hehehe... olha pro teto com o pescoço estendido; sapo "apo" e borboleta "bobo" e balança as mãozinhas imitando a borboleta voar. Tem os mais comuns: pra gato faz "miaaau", cachorro "au au au", passarinho "piu piu" e galinha "có".
Ah! Aprendeu a fazer 1 com o dedo, na semana passada. Acha o máximo ver o dedo estendido! hehe E vira de lado, põe de cabeça pra baixo... faz uma festa com esse dedo!
Papai está ensinando Carol a se remexer quando ouve música. Mas agora, é tanto remexo! A cabeça, os braços, as pernas, o tronco! Parece uma mola! Na verdade, ela trouxe o "não" dela com a cabeça pra música. Então, o "não" também faz a função de remexo quando ouve uma musiquinha. hehehe
Ai! Vou pôr uma foto da Carol pequenininha pra eu admirar... senti saudade dela ainda bebê. Ela estava com 4 meses e meio. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ultra 3D

ATENÇÃO: Se preparem, respirem fundo, porque esse post vai ser mega! hehe
.
Antes de escrever o post "Ultra 3D", vou fazer um review do xarope Abrilar. 
Pra Carol, percebi que diluiu mesmo as secreções. O nariz passou de trancado para escorrendo. E o reflexo (não consegui achar em outra palavra que define melhor) de tossir melhorou.
Já pra mim... Sim! Acabei tendo que tomar por conta de uma tosse doida que me pegou depois de uma crise alérgica de rinite. Então, pra mim, só adiantou mesmo no reflexo de tossir. As secreções continuaram grossas e a tosse não passou. Aliás, esse quadro de rinite + tosse durou mais de 1 mês. Pra conversar era dureza... não conseguia dizer uma frase inteira sem crise de tosse. O Tiago já tinha se acostumado com os meus sinais, já que a fala estava difícil. 
Fui três vezes no hospital, mas os médicos me receitaram a mesma coisa: Allegra, Abrilar, vitamina C (Cewin) e nebulização. Antes de tomar, perguntei pro meu médico se podia mesmo.
O nebulizador eu comprei na farmácia do Wal Mart, que é a mais barata na minha opinião. Estava fazendo com soro fisiológico, 3X/dia. Foi bom pra tosse e secreção, que ao final da inalação, sai bastante pelo nariz, ao assoar. Haja papel higiênico! hehe
Junto com a inalação, comecei a tomar mel com limão, chá, muita água e o antialérgico que me derruba: Celestamine. Mas só tomava antes de dormir... se eu tomasse durante o dia, iria dormir e a Carol? Como fica? Não dá!
Estava ficando fraca... fisicamente esgotada por tantos dias doente. E triste por não conseguir fazer direitinho as atividades do dia com a Carol.
Mas Deus é bom! Ele me curou! Desde semana passada não tenho mais tosses e nem nariz escorrendo, catarro. Só mesmo uma rinitezinha um dia ou outro por causa do clima... e na gravidez é comum ficar mais vulnerável. Olhem só o que diz o livro "A Bíblia da Gravidez":
Obstrução e sangramento nasal
Os níveis de progesterona e estrogênio fazem aumentar o fluxo sanguineo em todo o seu corpo, provocando edema no revestimento das passagens de ar do nariz, o que pode causar obstrução nasal e superprodução de muco (rinite). Esse fluxo aumentado de sangue rambém pressiona as delicadas veias do seu nariz, tornando-as mais propicias a sangramentos nasais. A obstrução em geral piora na gestação, melhorando só depois do parto.
O que você pode fazer
- Aumente a ingestão de liquidos.
- Procure umedecer a casa, principalmente seu quarto à noite.
- Se a congestão for forte, faça inalações ou use um spray nasal com soro. Não tome remédios nem use spray nasal que contenha medicamentos, a menos que receitado por seu médico.
- Assoe o nariz com cuidado para não induzir o sangramento.
- Ingira alimentos ricos em vitamina C, que ajudarão a fortalecer seus capilares e a evitar sangramentos nasais.
.
Até a médica que fez o ultrassom me deu uma dica: chá com açafrão. Não parava de tossir durante o exame, daí ela me disse que esse chá é super bom. Mas eu não testei.
.
Faz 2 semanas que vimos a Manu!!! Muito legal!!! 
Fizemos o 3D, mas como a placenta é anterior, a médica nem animou. Durante o exame, tentou, tentou e tentou... mas o rostinho da Manu estava escondido pela placenta. Passou um tempinho, e a médica decidiu terminar o exame (ela acabou nem cobrando. Só pagamos pela gravação do CD). Mesmo assim, conseguimos algumas imagens legais! 
Ahhh! Mas só de ver a minha Manuzinha... Valeu demais!!! Sorri brincando com a mãozinha! Acha o máximo senti-la com a boca! Ela está pesando 1,100kg e medindo 35cm. Acho que ela vai ser maior que a Carol. Nessa mesma idade, Carol pesava 900gr e media a mesma coisa. Vamos ver!
O papai, a vovó Marilda e a médica acharam ela diferente da Carol. Nariz mais alongado, rosto mais alongado.
Deu um nó na minha cabeça. Pensei: "Como pode um filho nascer diferente do outro? São os mesmos pais, a mesma barriga!" hehehe
Mas achei a boca parecida com a da Carol, boca do papai. E os olhos são grandes também, como os meus. Estávamos com 27 semanas e 2 dias no dia do ultrassom.
Hoje estamos com 29 semanas e 2 dias. Deus acontinue te abençoando, minha filha!
Com o dedão na boca

Tentando capturar a imagem do rostinho

Outra tentativa!

Perfil e dedão na boca! hehe

Alegre por sentir a mãozinha no rosto
.
E vamos ter festa!!! O meu amor Carolina vai completar 1 aninho!!! Aleluia! Glórias sejam dadas a Deus pela benção que Ele nos concedeu de termos uma família! A herança do Senhor são os filhos!
Estamos preparando as coisinhas. Enquanto estou fazendo alguma coisa da festa, olho pra Carol e os meus olhos enchem d'água. É tão emocionante lembrar que há pouco tempo, segurava em meus braços o meu pingo com 3kg, que no banho, de tão relaxada, dormia, e que mostrava aos papais os seus reflexos.
Eu a amo tanto!!!
Essas fotos tem umas 2 semanas... Sapeca!
Gosta de entrar debaixo da mesa

Concentrada
Curtindo...!

Adora esse giz laranja. Quando acha, não larga!


Engatinhando com o giz na mão

sábado, 19 de maio de 2012

Xarope Abrilar

Eu sei que não pode sair dando nome de remédios por aí, sem consultar um médico antes... MAS fiquei tão feliz quando soube desse xarope. É o primeiro dia que estou dando pra Carol, então, ainda não sei como serão os resultados. 
Carol está tossindo desesperadamente enquanto dorme. O nariz congestionado é o fim! Fico até com dor de barriga quando ela fica entupida (tá certo que essa é a segunda vez que acontece. Mas me destabiliza!).
E tudo o que eu, mãe, mais queria era um remédio que desse um ponto final às tosses e ao nariz entupido. Desde que ela ficou doente, estou fazendo lavagem nasal com soro fisiológico, 2ml em cada narina, 6 vezes ao dia. Ajuda bastante. Mas a tosse atrapalha muito a dormir... 
Quando li na bula que o Abrilar ajuda a "diluir" as secreções que entopem o nariz e é broncodilatador, dei pulos de alegria! (Brincadeira! Não dei pulos, mas fiquei muiiito feliz!) Para crianças até 7 anos, 2,5ml, 3 vezes ao dia (8/8 horas).
Lembrei que a Bia estava com tosse difícil de sarar e pedi pro Tiago ligar pro Wesley e pegar o nome do xarope. A gente comprou na Rosário e custou $22,00. 
Ah! É fitoterapico... tem um cheirinho de mel. 
Deus abençoe o tratamento com o Abrilar. Que dê bons resultados. 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tá brabo!

Nossa. A gripe aqui em casa tá feia... A pior que já passou por aqui. Hoje foi o dia de estréia da Carol. A gripe pegou beeem nela. Orem por nós! 
Deus, eu peço que o Senhor abençoe a nossa saúde e nos livre dessa gripe. Que possamos acordar melhores amanhã. Perdoe os nossos pecados e fortaleça a nossa fé em Ti. Em nome de Jesus, Amém!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vacina da gripe!

Ontem fui a mais uma consulta pré-natal. Está tudo bem com a Manu, graças a Deus! 
Aproveitei pra perguntar pro meu médico se ele vai estar aqui em Setembro, que é o mês que ela vai nascer, e ele disse que sim. Disse que vai estar de folga em Julho, durante 10 dias. Que bommm!!!
Mas durante a consulta, fiquei sabendo que eu não tenho anticorpos para Hepatite B. Engraçado, né? Minha mãe ficou super preocupada... quando eu e meus irmãos éramos bebês era ela quem vacinava a gente. Mas a vacina para Hepatite B ainda não existia na minha época. Só depois de alguns anos o Ministério Público fez a campanha. Mas minha mãe disse de pé junto que eu fui vacinada sim... e por ela. 
O Sasaki (meu médico) disse que a vacina pode não ter tido efeito em mim. Engraçado (de novo!)! Eram 3 doses...
Enfim... ontem fui no posto de saúde e tomei a primeira de 4 doses. E também tomei a da gripe.
O duro é que não deu tempo de me proteger contra o vírus que atacou o Tiago (ele está hiper gripado)! hahaha Hoje acordei super gripada! Dor de garganta, nariz entupido, espirros, cabeça doendo... 
A reação da vacina da gripe é muito dolorida. O braço fica ruim. Toda hora lembra que tomou vacina. Mas acho que daqui uns 2 dias já vai estar bom!
Tanto é que ainda nem tive coragem de vacinar a Carol. Tadinha! Já tem duas pra tomar: a primeira dose da febre amarela e a última dose da pneumonia. Vou levar ela amanhã pra tomar essas duas e semana que vem pra tomar a da gripe. A campanha termina dia 25.

Foto da barriga com 21 semanas e 6 dias. Mas hoje completo 22 semanas! 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ultra Morfológico

Quarta-feira fizemos o ultrassom morfológico, com 21 semanas e 1 dia. Foi bem legal! Manu está saudável, graças a Deus. Está pesando 433gr e medindo 26cm. Forte e quietinha! As mexidinhas dela, vendo dentro da barriga, são calminhas. Vendo de fora parece que ela está lutando box! hehe
Já marcamos o 3D para quando completarmos 27 semanas, porque a placenta é anterior... atrapalha ver o rostinho dela. Melhor, a placenta fica bem próxima do rostinho... chega parecer que está amassando. No ultra que fizemos já foi difícil de ver. Conseguimos imagens de perfil. A médica acha que vai ser  como a irmã! hehe O nariz e a boca são parecidos. Mas não deu pra ver o rosto de frente... não vimos se vai ser bochechuda, como a Carol.
Também durante o exame, vimos a Manu procurando a mão. Achou e começou a senti-la com a boca... como se estivesse experimentando a mão. Logo depois, colocou o dedão na boca e começou a chupar com vontade, IGUALZINHO como a Carol chupa... com o resto dos dedos estendidos. Nossa! Fiquei admirada!

Então, lá vai fotos da barriga com 20 semanas e 4 dias e 20 semanas e 5 dias. Ainda não tirei fotos atuais... com 21 semanas e 3 dias.



Olha a nossa Manuzinha chupando o dedo!! As fotos estão em sequência. Primeiro ela está com a mãozinha direita fechada sobre a boca. Depois ela põe o dedão na boca. E então, estende os outros dedinhos. Deus continue te abençoando, filha! Te amamos e esperamos ansiosos pelo seu nascimento!
Tateando com a boca a mãozinha direita
Abriu a boca e colocou o dedão
Estendeu os outros dedinhos
Pra ver melhor: o bracinho dobrado com o dedão na boca e os outros dedinhos estendidos
Comportamento herdado de mãe e irmã! hehe

Outra foto!

Aqui, fotos do batismo dos meninos. Foi lindo! Lembrei do nascimento de cada um. Emocionante! Tirei só umas 5 fotos... ai, comecei a chorar no Lucas. A câmera tremendo... decidi parar e só curtir mesmo! Deus abençoe a vida dos meus sobrinhos.

Pedro também foi batizado, pelo seu bisavó. Deus abençoe a vida dele e dos papais!

Carol no balanço. Adora! Aqui onde eu moro tem um parquinho que tem uma cadeirinha de balanço como a das fotos. Ela fica um tempão só curtindo! Engatinha na areia, faz buraquinho com os pés e cavuca com as mãos. Quando tem um montinho de areia solta, ela pega e joga no colo. Vira uma Carol à milanesa! hehe
Escorrega um monte no escorregador. Pra repetir, fica em pé apoiada no escorregador e bate várias vezes na rampa dele com a mãozinha.
Quanto a flor, também adora! Quando tinha uns 6 meses, se bobiássemos, comia as flores que mostrávamos pra ela. Arrancava a florzinha do pé rapidinho e colocava na boca. Quando viamos, já estava mastigando. hehe
Gosta demais de grama também. Arranca um montinho e fica analisando com as mãos. E tem uma paixão por folhas! Gente! Ela fica tão feliz com uma folha na mão. Antes colocava na boca, mas de tanto eu explicar que não pode e tal, ela desistiu. Agora, fica satisfeita em caçar as folhinhas pela grama, segurar e analisar com o dedinho indicador.
Sou totalmente apaixonada por essa carinha que ela faz!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Quase na metade!

Nossa! A gravidez da Manu está passando muiiito rápido! Já estamos com 19 semanas e 3 dias! Obrigada Deus! Que o senhor continue abençoando.
Manu passou uns dias mexendo bem pouquinho. Mas hoje, depois do almoço, coloquei a mão na barriga e senti vários pulinhos dela! Super gostoso! Foi a primeira vez que senti com a minha mão.
.
Estou desconfiada que a Carol tem 4 dentes nascendo juntos. Os incisivos superiores. Vou esperar mais pra ter certeza.
Mas ela está acordando de madrugada gritando. E quando a gente pega ela no colo, já vai procurando alguma coisa pra morder... às vezes "a coisa" é a gente mesmo: braço, mão, bochecha... ai, como dói a mordidinha dela!
.
A foto da Carol de vestido é no aniversário do Luca. Linda!



As fotos da barriga estão ruins. Mas amanhã eu eu vou procurar um lugar legal pra tirar novas fotos!
A  que está escrito Manu com uma florzinha, eu tinha acabado de acordar... por isso, os olhos inchados. hehe
A primeira com 19 semanas e 2 dias e a segunda com 19 semanas e 1 dia.