terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Intestino preso

Desde que a Carol começou a comer papinhas sólidas, o intestino dela deu uma pirada! Claro que a mamãe aqui pirou junto. Cocô de capivara? Cocô de cabrito? Nããão!!! Eu queria cocô de Carolina, de gente! 
Os primeiros dias de papinha foram enlouquecedores. Carol comia comia comia... e nada de cocô. E agora? Uma parte do que entra tem que sair. hehe
Como ela estava dando trabalho pra tomar água - tomava 50ml... se eu forçasse, ela cuspia tudo ou engolia errado, engasgando! - decidi diminuir a quantidade de comida, dar mais mamá pra compensar e não introduzir sucos até ela aprender a tomar água. As fraldas dela amanheciam praticamente sem xixi e as outras trocas também... quase não tinham xixi, bem leve.
Tentei todas as opções: água no copinho, água no copo comum (de vidro), água na garrafinha (aquelas de plástico, tipo pet), até água em mamadeira. Ufa! Que sufoco! Demorou 3 semanas pra ela aprender a tomar água. Evoluiu para 150ml por dia. Mas ela ainda não repete... ou melhor, quando ofereço, a Carol toma uma golada por vez. Assim, eu devo sempre oferecer várias vezes ao dia... de hora em hora.
Comecei a preparar papinhas com alimentos laxantes. No lanche da manhã, faço chá de ameixa... Fervo 2 ameixas em 1/2 xícara de água filtrada por 20 minutos. Separo as ameixas do "caldinho", amasso com o garfo e dou pra Carol comer. Depois que ela come, dou o caldinho. Após o almoço, de sobremesa, hehe, dou laranja pra ela chupar ou 1/4 de mamão papaya. É bom que a vitamina C ajuda a fixar ferro e essas frutas ajudam a soltar. E são as poucas opções de frutas que a Carol está aceitando. Foram 3 semanas seguindo essa dieta. Daí, o intestino dela começou a funcionar dia sim dia não.
Desde sexta-feira passada, acrescentei 1 carboidrato que não prenda tanto, como a abóbora cabotia (cabocha). Até agora não está dando trabalho pro intestino da Carol não. No cocô dela, hoje, até tinha uma parte laranja! hehe
Estamos em fase de aprendizado... vamos com paciência!

4 comentários:

  1. Vixi..essa parte da introdução dos sólidos aqui em casa também deu trabalho!
    Água o Luca começou a tomar direitinho com quase 9 meses! Ele também teve prisão de ventre e nao aceitava muito bem as papinhas salgadas..mas hoje come de tudo e toma bastante água! Essa fase difícil passa...é assim mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber da sua experiência da água com o Luca. Me deixou menos aflita. Algumas coisas acontecem de um jeito bem diferente do que eu imaginava que seria. Mas vamos em frente!

      Excluir
  2. Camilinha aqui em casa com o Dani foi o seguinte: Introduzimos a alimentação aos pouco porque a médica dele disse exatamente isso, que o intestino não estaria acostumado com alimentos, então teria que ser aos poucos, semanalmente, para não prender. A primeira semana só três legumes na papinha. Na segunda semana, acrescentava arroz ou macarrão, só um pouquinho de nada, depois a carne moída. Depois depois de 1 mês assim poderíamos ir acrescentando outras coisas na alimentação dele, como um biscoito de maisena... Agora, a aguá foi realmente mais difícil, mais não me estressei não!! Ele mamava muito no peito, e tomava sucos sem adição de açúcar, natural. E ia tentando a água até ele se acostumar.
    Tenha fé!!! hehehhe... vai tudo dar certo!!! Beijosssssssss
    Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tb tô introduzindo novos alimentos de forma bem gradativa. Tem menos chance de dar errado, né!
      Bjo

      Excluir