sábado, 7 de maio de 2011

Exame: curva glicêmica

Ontem acordei cedinho pra fazer uma bateria de exames. Um dos exames que eu deveria ter feito, era o de curva glicêmica. Primeiro, medi a glicose em jejum. Depois, a enfermeira colocou o abocate na minha veia e coletou 5 frasquinhos de sangue dos outros exames. 
Antes de mim, já tinha uma mulher fazendo o exame de curva glicêmica. Reclamou muito de ter que tomar o liquido. Disse que era ruim demais, que tinha que engolir de uma vez só porque senão vomitaria. Pensei que ela estava exagerando... que não era tão difícil assim... era só tomar. Logo, veio a enfermeira com a MINHA garrafinha de 300ml de glutose. No primeiro gole, foi tudo bem. Na metade da garrafinha, já não estava aguentando mais! Comecei a passar tão mal! Mas tinha que terminar... 150ml pareceram 20 litros pra mim! Não acabava nunca!
Segui em frente! Me fortifiquei no pensamento de que deveria ir até o final pela Carol. Quase imediatamente depois, eu falei pra minha mãe que ia vomitar. Daí, ela fez de tudo pra que o mal estar passasse... inclinou a cadeira, fez ventinho... 
Mudei várias vezes de posição, respirei fundo... mas não adiantou. Fui a procura de um banheiro e coloquei tudo pra fora. Como o abocate estava na minha veia, voltou um monte de sangue no cano pelo esforço de vomitar. A enfermeira me viu e se assustou com a minha palidez. Disse que não adiantaria eu tentar tomar de novo... eu deveria voltar na segunda-feira pra repetir o exame.
Tinha dois homens fazendo exames na mesma sala que eu. Um deles disse: "Não sei por que as pessoas reclamam tanto de tomar esse suquinho!". O outro, pra fazer graça, bebeu a garrafinha num segundo e ainda disse pra enfermeira: "Tem mais?". Não aguento! Preciso de mais paciência mesmo.
Nossa! Deus me ajude que eu consiga tomar as duas doses. Preciso fazer esse exame porque é por meio dele que se detecta diabete gestacional. E como o liquido amniótico está aumentado, temos que cuidar. Nessa semana já comecei com dieta zero açúcar. Como tenho ultra no dia 10, vamos ver se a dieta ajudou a diminuir o liquido. Se sim, vou seguir a dieta até o final da gestação. Deus abençoe muito! Que a Carol esteja sendo cuidada pelo Senhor e que a saúde dela seja preservada.
Orem por nós!
Carol com 25 semanas e 2 dias. Linda, Deus te abençoe!

3 comentários:

  1. Esse exame é horrível mesmo!
    Tudo pelos filhos, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz meu exame hoje, bebi todo liquido, um tempo depois comecei a passar mal, desmaiei na cadeira e vomitei, mas logo em seguida recuperei os sentidos, estou traumatizada...

    ResponderExcluir